Com a reorganização do Centro Acadêmico, faz-se necessário uma escolha direta dos membros do Cenal. Abaixo estão alguns itens que você estudante de Letras precisa saber sobre o pleito.
As eleições estão marcadas para o fim de agosto, podendo ser prorrogada para o próximo mês se não houver inscrições de chapas.
A eleição para o CENAL realizar-se-á, para mandato de dois anos, por votação direta e secreta, pelos estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola.
A gestão em curso encarregar-se-á de eleger uma comissão eleitoral em reunião no Conselho de Representação de Turma no prazo mínimo de trinta dias, anteriores ao mês da eleição.
A Comissão eleitoral será composta por um presidente, um secretário e um mesário, regularmente matriculados no Curso, nomeados pela Coordenação do CENAL, devendo haver um suplente para cada membro da Comissão.
O registro das chapas realizar-se-á junto à Comissão eleitoral no prazo de até cinco dias úteis antes dos dias de votação, devendo apresentar a relação de componentes aos cargos, com respectivas matrículas e assinaturas.
A eleição realizar-se-á mediante quórum mínimo de trinta por cento (30%) do corpo discente regularmente matriculado nos Cursos de Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola.
A eleição dar-se-á por proporcionalidade, assumindo a gestão a chapa que obtiver o maior número de votos.
Os eleitos terão o prazo de 15 dias úteis após a distribuição dos cargos para assumir as suas funções, e ultrapassado este prazo os cargos não ocupados serão considerados em vacância, ficando à disposição das deliberações da gestão em exercício.
fonte:Estatuto do Cenal
Nenhum comentário:
Postar um comentário