CENAL

CENAL

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

XVIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários

Inscrições abertas para o XVIII SELL/Campus de Vilhena


O Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – campus de Vilhena vai realizar, de 2 a 4 de outubro, o XVIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários (SELL). As inscrições para comunicações orais devem ser feitas até o dia 9 de setembro de 2013.

          O evento, que deve contar com a participação de 400 pessoas, tem por objetivo apresentar à comunidade acadêmica e interessados em geral as investigações realizadas sobre temas que contribuem para o debate sobre os estudos da linguagem, das artes e da cultura, além de valorizar a cultura da especialização acadêmica na região norte do país.

          “O SELL caracteriza-se como uma atividade de extensão e tem como finalidade propiciar à comunidade científica de letras e áreas afins um fórum de debates e espaço adequado à apresentação de conferências, seminários, painéis, minicursos, mesas redondas e comunicações de cunho científico”, explicou o professor doutor Osvaldo Copertino Duarte.

           Como o próprio nome indica, são duas as matrizes do evento: de um lado, discussões acerca da Linguística e seus desmembramentos e, de outro, discussões referentes à literatura e seus correlatos. Dá-se também importância, a fim de atender ao anseio formativo de professores da rede pública, às relações acerca desses temas (letras e linguística) com o exercício do magistério e com a área de Educação. De modo mais específico, o objetivo é movimentar o debate acadêmico-científico entre alunos e professores da UNIR e profissionais de outras instituições, assim como instrumentalizar profissionais nas áreas acima referidas e ampliar a formação cultural do público geral.

            Para a professora do DELL/UNIR/Vilhena, Gilda Marchetto, membro da comissão organizadora desta edição, “o SELL é um evento regional, de caráter pluritemático. Desde a primeira edição, já realizou cerca de 250 minicursos, 800 sessões de comunicação, dezenas de mesas-redondas, conferências. E ajudou a criar as condições para que fossem instalados, em Vilhena, um MINTER (mestrado interinstitucionais entre a UNIR e a Unesp) e um DINTER (doutorado interinstitucional também entre as duas instituições), além de cursos de mestrado em Letras na UNIR”.

         Em 17 anos, o SELL já recebeu os principais nomes da Linguística e das Letras no Brasil: João Wanderley Geraldi, Sírio Possenti, José Luiz Fiorin, Carlos Alberto Faraco, Clélia Jubran, Bruno F. Bassetto, Raquel SalekFiad, Leonor Scliar-Cabral, Nelly Novaes Coelho, Maria Antonieta Cunha, Aguinaldo José Gonçalves, Antonio Dimas, entre muitos outros. Nos últimos anos, tem contado também com a participação de escritores como Marçal Aquino, Ricardo Azevedo, Fanny Abramovich, André Carneiro, Luís Camargo, Cristovão Tezza, entre muitos outros.

            Com a presença dos escritores, a organização do SELL criou uma sessão chamada “Conversa com o escritor”, que reúne anualmente entre 300 e 500 alunos e professores da rede pública de ensino. O evento tem como público alvo estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de letras, literatura, comunicação e educação.

            Os palestrantes desta edição são os professores doutores Célia Maria Domingues da Rocha Reis (UFMT); Rhina Landos Martinez André (USP); Eduardo Kokubun (Pró-reitor de Pós-Graduação/UNESP); Cláudia Maria Ceneviva Nigro (IBILCE); Norma Wimmer (UNESP), Fábio Lucas (Ensaísta e crítico literário); Lúcia Granja (IBILCE); Giséle Manganelli Fernandes (UNESP); Eduardo de Faria Coutinho (UFRJ); Aguinaldo José Gonçalves (UNESP); Oscar Nakasato (romancista ganhador do Prêmio Jabuti 2012); Marcos Bagno (UnB); Rejane Zilles (cineasta); Ricardo de Carvalho Duarte – Chacal (escritor, compositor, roteirista).

           Também estão confirmados os mini-cursos e oficinas: Estética e literatura em Nietzsche (Profa. Dra. Heloísa Helena Siqueira Correia - UNIR/PV); Os professores e o ensinar literatura (Profa. Maria do Socorro Gomes Torres - UNIR/VHA); Literatura e pintura no contexto da sala de aula: abordagens transdisciplinares (Profª Walmira Sodré Austríaco Moraes - UNIR/Dinter-UNESP); Pelos Caminhos da MPB: Uma fruição do Poético (Profª Ana Carolina Lopes Costa - UNIR/Dinter-UNESP); O espaço na obra de Milton Hatoum sob a perspectiva da filologia política (Fátima Varela - SEDUC/RO); Entre versos e música – poesia e música contemporânea (mestranda Dariete Cruz Gomes Saldanha - UNIR); A aprendizagem clandestina nos contos de J. J. Veiga (Profª Marcia Machado de Lima - UNIR/PV); O signo poético da modernidade: pretensões teóricas (Prof. Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes - UNESC-Cacoal); As Tensões Dialéticas e as Minúcias relevantes na construção da Célula Dramática no Conto (Edinaldo Flauzino de Matos - SEMED-VHA/UNIR); Dante Alighieri e Sandro Botticelli - as iluminações plásticas na Divina Comédia (Prof. Dr. Aguinaldo José Gonçalves - UNESP); Modernismo: a nação nas obras de Oswald de Andrade (Prof. Oswaldo Gomes Oliveira - UNIR/VHA); Poesia e hipertexto em Arnaldo Antunes (Prof. Dr. Rubens Vaz Cavalcante - UNIR/PV); Literatura de Afrodescendentes (Profa. Dra. Cláudia Maria Ceneviva Nigro - UNESP).

fonte: http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=8951

              Mais informações podem ser obtidas através do e-mail dellunir@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário