CENAL

CENAL

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

REITORIA OCUPADA PELOS ESTUDANTES!

O Comando Geral de Greve dos Estudantes da UNIR vem a público anunciar que o prédio da UNIR-CENTRO (prédio da reitoria e pró-reitorias da universidade) foi ocupado pelos estudantes nesta manhã de quarta-feira e está sobre o controle do Comando Geral de Greve.



1- Mais do que qualquer funcionário da universidade, reitor, político ou polícia, nós estudantes, somos os mais interessados em manter a estrutura da UNIR bem conservada e em bom estado. Por isso, deixamos claro que nada foi e nem será depredado ou quebrado(temos filmagens e fotos que comprovam). Pelo contrário, ao entrar no prédio prezamos por sua integridade e realizamos a limpeza de corredores, auditório e banheiros. A UNIR é nossa, zelaremos por ela melhor que ninguém!

2- O REItor se nega a negociar com os estudantes abertamente com todos os membros do comando de greve e em assembleia. Se tudo está resolvido e as pautas foram atendidas, então qual o medo REItor Januário? Por esse motivo ocupamos a REITORIA da UNIR e só desocuparemos mediante ao cumprimento de uma das seguintes condições:

a. O Sr. Januário do Amaral seja AFASTADO do cargo de Reitor da UNIR;
b. O Ministério da Educação faça audiência diretamente com o Comando Geral de Greve para negociar as pautas de reivindicações apresentadas pelos cursos e campi.

3- Repudiamos o tratamento dado pela Administração Superior a todo o processo de greve e consequentemente aos estudantes que ocupam a Reitoria da UNIR, ou seja, tratando como caso de polícia. Não somos criminosos, somos estudantes! Queremos estudar, mas do jeito que está não dá, não aguentamos mais o descaso com o ensino superior público, a corrupção encastelada na universidade, o sucateamento das instalações, a falta de materiais de consumos, chega! A situação é desesperadora!

4- A Reitoria chamou a Polícia Federal, Polícia Militar e COE (Comando de Operações Especiais da PM) para reprimir os estudantes e professores da UNIR. Desde já avisamos que qualquer coisa que aconteça aos grevistas ocupantes do prédio a RESPONSABILIDADE SERÁ INTEIRAMENTE DO JANUÁRIO DO AMARAL, seus pró-reitores e do governador Confúcio Moura (PMDB), que se negam a tratar os problemas da educação como algo sério e de suma importância para a sociedade rondoniense e brasileira.

Não somos bandidos! Somos estudantes!
Fora Reitor Januário do Amaral!


Comando Geral de Greve dos Estudantes da UNIR
_________________________________________________________________
DECLARAÇÃO ACERCA DA REINTEGRAÇÃO DO PRÉDIO DA UNIR CENTRO
COMUNICADO DO COMANDO GERAL DE GREVE DOS ESTUDANTES DA UNIR

Porto Velho, 07 de outubro de 2011
1h40min

Ao Povo de Rondônia
Aos Professores, estudantes secundaristas, trabalhadores e aos democratas de todo Brasil

Desde a última quarta-feira (05/10/2011) centenas de estudantes mantêm o prédio da UNIR Centro ocupado.

A ocupação, justa e legítima, deu-se em decorrência da postura anti-democrática adota pelo REItor da UNIR, Sr. Januário do Amaral, que de forma ardilosa e dissimulada, vem se recusando a negociar a pauta apresentada pelo Comando Geral de Greve, chegando a declarar a imprensa, falaciosamente, que “95% das pautas apresentadas pelos estudantes já foram atendidas”

Novamente, e como de praxe, o REItor mente, mente, descaradamente!

No entanto, engana-se, ao desconsiderar a envergadura política que hoje a ocupação assume e subestimar a disposição inabalável de luta dos estudantes.

Nesta ocupação, não estamos sozinhos!

Junto a nós, encontram-se dezenas de professores da UNIR, estudantes secundaristas, mães e pais, que permanecem em vigília constante, dado o mandado de desocupação expedido pela justiça federal no dia 06/10/2011.

Declaramos, publicamente, que depende, única e exclusivamente do REItor da UNIR, a resolução deste impasse.

A ele, está colocada a tarefa de oficializar seu AFASTAMENTO do cargo do Reitor da UNIR, atendendo a reivindicação e ao desejo imperativo da comunidade universitária e do povo de Rondônia.

Desta forma, seguiremos ocupando a Reitoria da UNIR, até que se proceda ao afastamento do REItor da UNIR e a imediata instauração de uma auditoria em nossa Instituição, com o objetivo de averiguar as virtuais irregularidades cometidas no âmbito da Administração Superior da UNIR e da Fundação RIOMAR.

Resistiremos, reafirmamos assim, nossa firme decisão de defender com unhas e dentes a Educação Superior Pública, Gratuita, de Qualidade, Verdadeiramente Democrática e que Sirva ao Povo.

Em caso de invasão por parte da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança ou qualquer outro efetivo de polícia, declaramos publicamente, que a responsabilidade pelo derramamento de sangue dos estudantes é de responsabilidade do Sr. José Januário de Oliveira do Amaral.

Não permitiremos por fim, atos de intimidação ou eventuais humilhações praticadas pela Polícia Federal, com vistas a criminalizar a legítima ocupação levada a cabo pelos estudantes!

Responderemos a altura, a qualquer tentativa de agressão aos heróicos estudantes, que demonstram diariamente, sua decisão, audácia e ousadia em lutar incessantemente, até a conquista de seus direitos, que tem sido sistematicamente vilipendiados pelo REItor Januário do Amaral!

À luta!
Nenhum direito a menos!

COMANDO GERAL DE GREVE DOS ESTUDANTES DA UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário